O firewall corporativo é uma solução de segurança da informação implementada nas máquinas de uma empresa. Ele tem o objetivo de proteger a rede contra ataques, de impedir a entrada de dados suspeitos pela conexão e o vazamento de informações não autorizadas. Quando pensamos em uma empresa, a gestão da segurança da informação é fundamental para manter o sigilo, o controle de acesso e a integridade do seu negócio. Por isso, no artigo de hoje iremos entender melhor o que é o firewall corporativo e a sua importância para a segurança da sua empresa!
O que é o firewall corporativo?
O firewall corporativo é um dispositivo de segurança, software ou hardware, que protege o computador e a rede de internet contra vírus e malwares. Isso é possível porque o firewall trabalha filtrando a entrada e saída de dados com base em regras pré-determinadas.
Assim como a tecnologia avança em uma velocidade exponencial, as ameaças cibernéticas também. Portanto, um firewall comum, aquele recomendado para o uso doméstico, não é o ideal para impedir invasões e o vazamento de dados corporativos.
O firewall corporativo funciona a partir do monitoramento das entradas e saídas de dados não autorizados da rede de internet. Assim, quando uma ameaça acontece ou algum site não confiável é acessado, o firewall identifica o perigo e bloqueia o acesso.
Firewall corporativo: Unified Threat Management (UTM)
Agora que já entendemos o conceito por trás do firewall corporativo, a pergunta que surge é: como implementar essa solução na minha empresa?
Na FairPoint, nós trabalhamos com o Unified Threat Management (UTM), ou gerenciamento unificado de ameaças. Trata-se de uma solução que vai além do firewall corporativo. O UTM é um conjunto de recursos e serviços de segurança da informação combinados em uma única rede.
Ao implementar um UTM, a sua empresa conta com soluções que englobam o firewall, mas que adicionam outras ferramentas para manter a integridade do seu negócio.
O UTM permite que todos os serviços de segurança da informação sejam consolidados em um dispositivo, o que simplifica a proteção à sua rede. Com isso, a sua empresa monitora todas as atividades relacionadas à segurança em um único painel de controle. Isso aumenta a visibilidade que você tem da sua rede, ou seja, o controle sobre ameaças e simplifica esse monitoramento.
Ao implementar um UTM, alguns recursos devem ser combinados. Confira quais são eles:
- Firewall Corporativo
Como o principal tema do nosso artigo, não poderíamos deixar de colocar essa ferramenta em primeiro lugar. Como já citamos, o firewall corporativo é um dispositivo que monitora a entrada e saída da sua rede. Através dele, podemos permitir ou bloquear acessos específicos seguindo as políticas de segurança de cada organização.
- Antivírus
Um dos principais aliados ao firewall corporativo, o antivírus pode monitorar a sua rede, detectar e impedir que vírus danifiquem os seus sistemas. O antivírus usa informações de bancos de dados de assinaturas, que são repositórios de perfis de vírus, para ver se algum está ativo em seu sistema ou tentando acessá-lo.
- Prevenção de intrusão (IDS e IPS)
As siglas IDS e IPS se referem ao Intrusion Detection System e ao Intrusion Prevention System, ou Sistemas de Detecção de Intrusos e Sistema de Prevenção de Intrusos. Embora pareçam semelhantes, o IDS e IPS são agentes que exercem funções diferentes, mas que funcionam de maneira complementar. Ambos são recursos para examinar o tráfego na rede a fim de detectar e prevenir os acessos não autorizados.
- VPN – Túneis de Redes Seguros
Um túnel VPN, muitas vezes chamado simplesmente de VPN ou rede privada virtual, é uma conexão criptografada entre um dispositivo e uma rede específica. Com essa criptografia, a segurança dos dados aumenta, pois é mais difícil capturar, monitorar ou modificar os dados.
Como implementar um UTM?
O firewall corporativo funciona através do UTM como uma central de soluções de segurança da informação. A partir do painel principal do sistema, é possível controlar e monitorar as ferramentas que citamos acima e tantas outras que podem ser implementadas na sua empresa.
Aqui na FairPoint, nós possuímos um pacote completo de soluções em segurança da informação, o SecurePoint! Com ele, nós realizamos um diagnóstico no seu negócio, identificando potenciais falhas e riscos. Após o diagnóstico, elaboramos as estratégias necessárias para manter a segurança da sua empresa, seja implementando um firewall corporativo ou um sistema mais completo, como o UTM.
A FairPoint é expert em segurança da informação e temos o orgulho de afirmar que nunca perdemos dados dos nossos clientes. Com a FairPoint, você pode ficar tranquilo e deixar a tecnologia revolucionar o seu negócio!
Precisa de ajuda? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp!