Imagine uma empresa de contabilidade, responsável pela gestão do negócio dos seus clientes, que perdeu mais de um mês de trabalho. Pois é, este é o caso da Franco Lebrão, que nos procurou com o seguinte cenário: o fornecedor anterior tinha recomendado peças para o uso pessoal e não com o perfil Entreprise no servidor. Isso causou falhas nos discos e o backup já não rodava há mais de um mês. Vale lembrar que esta é uma empresa de contabilidade! Os prejuízos poderiam tomar proporções gigantescas caso a empresa não buscasse uma solução.

Nesse ponto, precisávamos reverter o cenário e estabilizar a TI da empresa. Então, indicamos o investimento em servidores Dell para desenvolvermos um ambiente de virtualização com alta disponibilidade de hardware, com planos de backups em 3 camadas, versões, local diário e backup em nuvem. Além disso, adentramos à cultura da empresa e conversamos com os funcionários, assim conseguimos identificar as dores de cada setor. Com isso, padronizamos todos os equipamentos da empresa, que poderia voltar a funcionar normalmente.

Porém, estávamos prestes a enfrentar uma situação sem precedentes, uma pandemia global. Conversamos sobre a possibilidade e as consequências que isso traria para o dia a dia da empresa e alertamos a Franco Lebrão sobre a importância de disponibilizar equipamentos para a mobilidade do trabalho remoto.

Como forma de prevenção, dois meses antes do lockdown nós realizamos um teste com todos os funcionários trabalhando de casa. A partir deste ponto, o coração da empresa se firmou no Rio de Janeiro, de onde atende também o escritório de São Paulo. A pandemia chegou, com ela o lockdown e a empresa teve uma excelente adaptação com o home office.

Obviamente, surgiram novos desafios com este cenário, como na segurança, disponibilidade de links de internet e energia no escritório. Com o plano FullPoint em ação, administramos todos estes obstáculos e realizamos o necessário para a adaptação e o sucesso do trabalho remoto da Franco Lebrão. Uma decisão importantíssima nesse momento foi a substituição das máquinas da empresa por notebooks para auxiliar na mobilidade. Neste caso, nós auxiliamos na compra e no aluguel de todos os notebooks, integrando essa consultoria de equipamentos ao FullPoint.

Quando chegamos ao segundo semestre de 2021, a empresa tinha praticamente dobrado o número de funcionários, de 22 contratados para 40! Isso acabou sendo outro desafio, pois gerou mais demanda ao servidor do sistema e novamente, nós entendemos que o momento do negócio era de expansão e indicamos um ambiente de alta disponibilidade e migrando para a nuvem. Essa estratégia possibilitou eliminar os riscos com falta de energia, custos com nobreak e peças na infraestrutura local da empresa.

Após todo este tempo de trabalho remoto, ficou claro que a cultura da empresa tinha mudado e que essa era uma nova realidade. A migração dos serviços para a nuvem, incluindo a telefonia, deixou claro que os custos com a manutenção de uma sala no Centro Comercial do Shopping Rio Sul eram desnecessários. Como analisamos todo esse período de mudanças na Franco Lebrão, conseguimos identificar isto e indicar o uso de um escritório para o trabalho híbrido, que gerou 60% de economia à empresa!

A Franco Lebrão conta com um plano de recuperação e réplica em outra nuvem, fortalecendo a entrega dos seus serviços e o mais importante, a segurança da empresa!

Este é um case que demonstra todo o potencial do FullPoint, inclusive perante as diferentes adversidades que podemos enfrentar, falhas de servidor, falta de equipamentos, a expansão em um curto prazo de tempo e até mesmo uma pandemia global. É por isso que o FullPoint é o nosso pacote mais completo e supre todas as necessidades de uma empresa.