Desde o início da pandemia em 2020, o conceito de escritório mudou muito. As empresas foram forçadas a se adaptarem ao cenário mundial e o home office, ou trabalho remoto, foi uma das soluções encontradas. Entretanto, a mudança no modelo de trabalho não é tão simples quanto parece, pois esse movimento envolve diferentes desafios para a Tecnologia da Informação. Por isso, vamos abordar os principais desafios enfrentados na implementação do home office.

Quais são os principais desafios do home office?

Pode parecer um processo simples, em que basta o empregado ter uma conexão com a internet e realizar o trabalho normalmente. Porém, não é bem assim. Principalmente no início da pandemia, quando os desafios surgiram e as empresas precisaram adaptar suas rotinas para continuarem seu trabalho.

Esses desafios foram enfrentados e superados por muitas empresas, mas ainda não deixaram de ser uma realidade. Listamos abaixo os principais desafios para a Tecnologia da Informação:

Despreparo para o home office

Um dos primeiros desafios enfrentados em 2020 foi a adaptação para o home office. As empresas não estavam preparadas, muito menos os trabalhadores. Isso foi um problema tanto para os gestores, quanto para os empregados.

De uma hora para outra, os trabalhadores foram pegos de surpresa e tiveram que se adaptar para trabalhar remotamente. Porém, isso demonstrou um desnível muito grande quanto à tecnologia. Afinal, cada trabalhador tinha a sua máquina, com determinado sistema operacional, hardwares e softwares que não necessariamente supriam as necessidades da empresa.

Isso implicou em outra consequência: o despreparo dos trabalhadores para enfrentar os problemas de TI. Afinal, nesse momento, os profissionais de TI também estavam trabalhando remotamente. A situação gerou a necessidade de um diálogo entre o trabalhador e o profissional de TI quando surgia um problema. Os empregados eram orientados em como solucionar o problema, mas enfrentavam dificuldades por não serem profissionais capacitados para isso.

Esse desafio foi sanado com a realização de treinamentos e capacitações, onde os trabalhadores foram capacitados a lidarem com questões mais simples.

Hoje, em 2023, o home office veio para ficar e se tornou a realidade de diversos negócios. Seja com um trabalho 100% remoto ou híbrido, as empresas ainda se veem perante essa adaptação e enfrentam desafios técnicos.

Conectividade

Um dos principais desafios que surgiu em 2020 e persiste até hoje é a comunicação de dados. Afinal, como a internet é a base para o funcionamento da maioria das operações, o mau funcionamento da rede pode impossibilitar o trabalho em home office.

Em espaços corporativos, o funcionamento dos equipamentos e redes tende a ser mais estável. Em contrapartida, as redes domésticas costumam ter pacotes de dados que não necessariamente comportam algumas tarefas da empresa.

Segurança de dados

Outro grande problema é a segurança dos dados empresariais, que agora circulam em diferentes redes e em computadores pessoais. Na sede da empresa, existem diferentes recursos que impedem a ação de hackers, sequestro de dados, invasão de vírus e malwares. Quando falamos em home office, isso é um desafio que precisa ser trabalhado.

Caso a empresa não tenha disponibilizado uma máquina apenas para o trabalho, o controle  e a segurança dos dados ficam ainda mais vulneráveis. Isso porque o trabalhador precisa utilizar o seu computador pessoal, que muitas vezes é compartilhado com outros membros da casa, e expõe o sistema da empresa à riscos.

Para saber mais sobre as soluções que possibilitam a segurança dos dados no trabalho remoto, conheça o SecurePoint.

Controle de produtividade

Como saber se o seu funcionário está de fato trabalhando ou se está assistindo a um streaming? Brincadeiras à parte, essa foi uma grande dúvida dos gestores. Afinal, a empresa é um ambiente livre de determinadas distrações e focada no trabalho. No entanto, como lidar com a produtividade do colaborador em casa?

Existem ferramentas que possibilitam o controle de tarefas e visão do trabalho remoto, como Desktop Virtual, e ambientes de trabalho modernos, com o Microsoft 365. Se você quer saber mais sobre cada uma dessas ferramentas, elas fazem parte do CloudPoint, o nosso pacote de soluções em Cloud!

Bussiness Intelligence: Uma solução para medir a real produtividade da sua equipe no dia a dia

O BI, ou Bussiness Intelligence, é um conjunto de estratégias e técnicas implementadas pelas empresas com o objetivo de analisar dados e otimizar a tomada de decisão baseada em informações concretas. Essas ferramentas analisam dados históricos e atuais, apresentando as descobertas em formatos visuais interativos.

Além disso, é uma ferramenta que possibilita o controle de produtividade no home office. O BI pode validar se os funcionários estão realmente trabalhando e protege a empresa contra horas extras indevidas. Alguns dos benefícios apresentados pelo uso de ferramentas de BI são:

  •         Aumento da eficiência dos processos operacionais;
  •         Insight do comportamento de funcionários e padrões de trabalho;
  •         Análise e comparação de produtividade entre funcionários e setores;
  •         Referências claras com base na coleta de dados dos computadores da empresa;
  •         Alertas instantâneos sobre acessos e usos indevidos;
  •         Análises que podem ser compartilhadas entre diferentes departamentos em tempo real.

A FairPoint e a otimização do seu home office

Como já citamos, o formato de trabalho remoto veio para ficar! E o melhor que a sua empresa pode fazer é se adaptar, garantindo o controle de produtividade, a segurança dos seus dados e, é claro, entregando um ambiente digital que possibilite o trabalho dos seus funcionários sem grandes problemas.

Para isso, recomendamos que você conheça o FullPoint, o nosso pacote de soluções mais completo. Ele engloba as ferramentas utilizadas no CloudPoint e no SecurePoint. Além disso, com a Gestão de TI ativa 360°, nós conseguimos imergir na cultura da sua empresa e identificar o que será necessário para evoluir e transformar o seu negócio a partir da tecnologia.

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