Colaboradores que conseguem acessar diretamente de seus dispositivos, os e-mails, arquivos em servidores e base de dados da empresa em que trabalham? Essa é uma realidade possível graças ao Cloud Computing. Essa prática é conhecida como BYOD, Bring Your Own Device, que em tradução livre significa “traga seu próprio dispositivo”. Trata-se da ideia de funcionários trabalharem na base de dados da empresa a partir de seus próprios notebooks ou computadores pessoais.

No artigo de hoje, vamos abordar os benefícios e como implementar o BYOD na sua gestão de TI.

O que é BYOD?

Como já citamos brevemente, a política de TI conhecida como BYOD permite que os colaboradores utilizem seus dispositivos pessoais, como smartphones, tablets e laptops, como ferramentas de trabalho. Uma política bem estruturada e eficaz de BYOD busca estimular e facilitar o acesso aos dados e aplicativos da empresa por meio desses dispositivos pessoais.

Os programas de Bring Your Own Device (BYOD) estão se tornando cada vez mais relevantes para as empresas. Quando bem utilizada, essa política oferece uma agilidade tecnológica que pode ser útil até mesmo para as empresas mais tradicionais.

Essa prática acontece porque os dispositivos de consumo disponíveis atualmente são mais avançados do que muitos equipamentos adotados por setores de TI. Por isso, não é de se surpreender que a rápida adoção de laptops, tablets e smartphones leves esteja transformando a maneira como as pessoas trabalham.

Vantagens do BYOD

Separamos algumas vantagens do BYOD e dicas de como implementar essa prática na sua gestão!

Aumento da produtividade

Quanto mais adaptados e confortáveis com um dispositivo, maior é a produtividade de um colaborador. Afinal, a familiaridade com a máquina diminui o tempo de inatividade. Sem contar que o colaborador não vai precisar gastar seu tempo resolvendo erros operacionais. Além disso, o dispositivo será configurado exatamente da maneira que o usuário precisa e está acostumado.

Flexibilidade

Desde o início da pandemia em 2020, o trabalho remoto tem se tornado mais popular. Isso é possível devido à adoção de programas de BYOD e à crescente utilização de armazenamento baseado em nuvem. Ao permitir que os colaboradores utilizem seus próprios dispositivos, as empresas reforçam a flexibilidade em relação ao modo como o trabalho é executado.  

Redução de custos

Ao permitir que os colaboradores utilizem seus próprios dispositivos, a empresa reduz os custos com a infraestrutura local. Além disso, o BYOD possibilita que o departamento de TI foque em questões mais urgentes, como a segurança dos dados e a manutenção da rede da empresa.

Por que optar pelo BYOD?

O BYOD é uma excelente opção para o setor empresarial. Ao optar por utilizar os dispositivos dos colaboradores, a empresa promove redução de gastos, o que se torna uma vantagem maior ainda para as que estão defasadas com a tecnologia. Um exemplo prático disso é o fim do Windows Server 2012. Esse acontecimento forçará uma adaptação das empresas, seja para atualizar o sistema e a infraestrutura necessária ou para optar por soluções mais práticas.

Uma dessas soluções é a migração das suas infraestruturas para a nuvem, que pode ser feita através do Microsoft 365. Sobre esse exemplo em específico, nós temos um artigo completo sobre o fim do Windows Server 2012 e como a sua empresa pode se atualizar. Para ler o artigo, clique neste link.

A mudança para a nuvem também direciona melhor os seus investimentos. Ao escolher migrar as suas infraestruturas, você atualiza a sua empresa e realiza uma verdadeira transformação digital. É a tecnologia integrada a ponto de revolucionar o seu negócio!

Com o CloudPoint, o nosso pacote de serviços em nuvem, você aproveita toda essa transformação! Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp. Juntos, a sua empresa aproveita o melhor da tecnologia!